TAXAS PARA COMPRA DE IMÓVEIS



Uma coisa importante antes de comprar um imóvel é saber quando vai gastar com as taxas e qual são elas.

ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis

O ITBI é um imposto municipal cobrado sempre que há a transferência de imóveis. Ele é cobrado pela prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado e, portanto, pode sofrer alterações conforme o município. O pagamento é de responsabilidade do comprador.

O valor não passa de 3% sobre o valor do imóvel, mas pode diminuir conforme a negociação feita. Por exemplo, se o seu imóvel custou 100 mil e você deu uma entrada no valor de 30 mil, financiando os 70 mil restantes através do FGTS ou do Sistema Financeiro de Habitação, o ITBI será cobrado da seguinte forma: 0,5% sobre os 70 mil e 3% (variando conforme a cidade) sobre os 30 mil da entrada, resultando no valor de R$ 1.250,00.

Algumas prefeituras facilitam as condições de pagamento, como parcelamento e prazo estendido. Em poucos casos há a isenção do tributo.

Escritura Pública

É o contrato de compra e venda, sendo obrigatório apenas para quem compra seu imóvel à vista. No caso do imóvel financiado, o documento emitido pelo banco tem a mesma validade que a Escritura Pública.

O documento é um imposto estadual, portanto, varia de Estado para Estado. Para consultar o valor cobrado, acesse o site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB e procure pelo link do seu estado.

Os prazos também são variáveis, por essa razão o melhor a fazer é consultar o tabelionato da sua região.

Registro do imóvel

Após pagar o ITBI e a Escritura Pública, se for seu caso, você terá que registrar o imóvel no seu nome através desse documento feito em cartório.

Assim como a Escritura Pública, o preço é tabelado e varia conforme o Estado do imóvel.  Para buscar o valor referente ao seu Estado, consulte a tabela do IRIB

Por ser feito em cartório, não é possível financiar ou parcelar o registro de imóveis, além disso, ele deve ser pago logo após o ITBI e a Escritura.

Além desses impostos, existem também algumas taxas que você deve ficar atento na hora de comprar o seu imóvel. Procure ler e reler com atenção memoriais descritivos, contratos e adendos.

Em relação a valores algo fica impossível informar porque isso muda de estado para estado. 

 





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display

%d blogueiros gostam disto: