Caixa sobe juros

A Caixa reabriu neste mês a linha de crédito pró-cotista, que usa recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O banco aumentou os juros cobrados nesse tipo de empréstimo, que deixou de ser a melhor opção para quem não se enquadra nas regras do Minha Casa, Minha Vida.

A pró-cotista era tradicionalmente considerada a mais barata do mercado, mas, agora, os juros dessa linha já superam as taxas praticadas nos financiamentos pelo SFH (Sistema Financeiro Habitacional).

Segundo a Caixa, os juros da pró-cotista subiram para a faixa entre 8,76% e 9,01% ao ano —antes disso, estavam entre 7,85% e 9,01%. No SFH, os financiamentos têm taxas a partir de 8,75% ao ano.

O aumento dos juros na pró-cotista foi aprovado em meados de dezembro, ainda no governo de Michel Temer. Quem estiver pensando em financiar um imóvel em 2019, agora, deve fazer as contas e colocar na ponta do lápis todas as opções disponíveis.

Vale lembrar que os recursos destinados à linha pró-cotista todos os anos são limitados e geralmente acabam antes do fim do ano. Em 2018, só duraram até o começo de agosto para imóveis usados.

Em nota, a Caixa informou que, para 2019, o orçamento disponibilizado para o programa pró-cotista é de 4,5 bilhões de reais. O valor destinado à Caixa ainda será definido pelo Conselho Curador do FGTS.

OBanco do Brasil, assim como a Caixa, também oferece a linha de crédito pró-cotista.

Fonte Exame

2 comentários em “Caixa sobe juros

  • fevereiro 2, 2019 em 8:01 pm
    Permalink

    Sabia que nos pobres iria ter complicações com novo governo, portanto queria saber se me enquadro nessas mudanças, comprei um apto na planta mas já no final das obras, já foi aprovado pela caixa, já assinamos com a construtora, estamos pagando o que foi acertado com a construtora, desde novembro estamos esperando para assinar com a caixa, fomos informados que estavam aguardando a nova verba ate dia 15 de fevereiro. Com salário familiar não tivemos direito ao subsidio, com essa mudança afeta a nossa compra e assinatura com a caixa,?

    Resposta
    • fevereiro 5, 2019 em 3:00 pm
      Permalink

      não deve afetar

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: